61ª AG CNBB

Ontem, quarta-feira, 10, começou, em Aparecida, a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Missa de abertura foi celebrada às 7h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, D. Jaime Spengler, e concelebrada pelos membros da presidência da Conferência.

A sessão de abertura da 61ª AG CNBB foi conduzida pelos membros da presidência da CNBB e contou com a participação do secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin; do Núncio Apostólico no Brasil, D. Giambattista Diquattro; do arcebispo de Aparecida (SP), D. Orlando Brandes; do reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Carlos Eduardo Catalfo e o prefeito da cidade, Luís Carlos de Siqueira.

O Retiro dos Bispos teve início às 16h do dia de ontem, 10, e se estenderá por todas as sessões desta quinta-feira, 11. Os 442 bispos presentes em retiro, vivenciam momentos de oração e reflexão. O Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, está pregando o retiro e falou a respeito do conteúdo passado aos integrantes da maior Conferência Episcopal do mundo:

“O tema do retiro será O Caminho Sinodal, em sintonia ao Sínodo, que terá seu término em outubro deste ano, articulado em três palavras importantes que o Santo Padre sempre nos fala: comunhão, participação e missão. Eu penso que este caminho é uma obrigação, um tema para todos os cristãos, que acordem para estes três temas, ou seja, todos são chamados a isso!”.

Hoje, entre as diversas atividades, às 10h30, o episcopado participou também de uma Celebração Penitencial, e o retiro será concluído no fim da tarde, com a Oração das Vésperas.