Ordenação Episcopal de Cristiano Guilherme Borro Barbosa em Boston

Sacerdote brasileiro, ordenado em Bauru, foi nomeado Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Boston, Estados Unidos.

Aconteceu no dia 03 de Fevereiro de 2024, na Cathedral of the Holy Cross (Catedral da Santa Cruz) em Boston, a Cerimônia de Sagração Episcopal de Cristiano Guilherme Borro Barbosa, novo Bispo Auxiliar de Boston.

O Bispo é natural de Adamantina/SP, e seu familiares viajaram para os Estados Unidos, para prestigiar a cerimônia. Seus pais Antônio Barbosa e Maria do Carmo e seu irmão Alexandre, acompanharam da primeira fileira.

Dom Cristiano Guilherme Borro Barbosa foi ordenado padre em Bauru (SP) em 2007, se mudou para Boston em 2008 para trabalhar com a comunidade luso-brasileira. No ano de 2023 foi nomeado pelo Papa Frâncico Bispo Titular de Membressa e bispo auxiliar de Boston.

Inspirado na declaração de Jesus no Evangelho de João 17,21 o Lema Episcopal  de Dom Cristiano é “Ut Unum Sint” (Para que todos sejam um). O lema explica como o líder servirá a comunidade, buscando a unidade do povo em Cristo.

O Brasão Episcopal contém heráldica assinada por Padre Patriky Samuel Batista e design por Isac Mendes Queiroz. Seus símbolos representam fatores importantes da vida do Bispo como seus trabalhos sacerdotais, sua nacionalidade, sua vida academia e o local onde reside. A ancora representa estabilidade e confiança, a estrela do norte representa um guia seguro, as ondas trazem como referência a Baía de Massachusetts, a sagrada escritura representa a palavra de Deus e sua vida acadêmica, a constelação Cruzeiro do sul representa sua nacionalidade, o chapéu e as borlas são símbolos episcopais demonstrando sua função.

Autora: Bárbara Silva Ribeiro
Integrante da PASCOM DIOCESE BAURU